Os espelhos são superfícies refletoras compostas de vidro e metal, De acordo com sua superfície refletora, os espelhos podem ser Planos ou Esféricos (côncavo e convexo).
Os espelhos são uma ótima peça para decorar um ambiente com mais luminosidade e estilo. Mas, além disso, também ajudam a dar aquela sensação de amplitude para os espaços menores.
Espelho plano – O espelho plano reflete imagens em suas proporções normais, invertidos da esquerda para a direita. A imagem que esse tipo de espelho reflete é caracterizada por ser simétrica, de tamanho igual ao objeto refletido e é o modelo mais comum usado em quartos e banheiros.
Espelho côncavo – Este tipo de espelho está na parte interna de uma esfera refletora, o que faz com que a imagem formada dependa da posição em que o objeto é colocado. Além disso, ele apresenta resultados melhores e mais nítidos dos objetos observados. Um bom exemplo de espelho côncavo são:
Espelhos específicos para maquiagens;
Espelhos utilizados por dentistas;
Telescópio;
Binóculo.
Espelho convexo – Os espelhos convexos também são espelhos do tipo esféricos. No entanto, ao contrário dos espelhos côncavos, eles projetam e distorcem a imagem refletida, tornando-a sempre menor. Um exemplo de espelho convexo podemos destacar as lupas, lentes de câmeras, etc.